Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Artista, pesquisadora e educadora, mestre em Artes Visuais (FASM-SP), bacharel em Artes Plásticas (FAAP-SP), com Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas, e pós-graduação em Genética (USP-RP). Trabalhou com produção cultural na Casa das Rosas sob direção de José Roberto Aguilar. Desenvolveu e coordenou o projeto social-pedagógico Livro Aberto junto aos grafiteiros do Projeto Escola Aprendiz. Foi residente na Cité Internationale des Arts, em Paris (bolsista pela FAAP). Participou do The Maumaus Independent Study Programme Lisbon at the 29th São Paulo Biennial. Integra o Grupo de Pesquisa Arte & Meios Tecnológicos (CNPq/FASM) e o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação (CNPq/PUCSP). Participou de exposições no Brasil e no exterior. Investiga as relações entre corpo, espaço e alteridade dentro de uma concepção social e biológica. Realiza instalações audiovisuais, ações coletivas e intervenções urbanas nas quais propõe situações de encontro e de troca com o espaço e com a alteridade. Utiliza meios variados, dentre eles a imagem digital e recursos eletrônicos.

15 de mai. de 2010

ALGUMAS PALAVRAS

Os trabalhos em seu conjunto são gerados pela necessidade intuitiva de estabelecer um diálogo poético entre a ciência e o pensamento humano, fundamentando a obra nos processos criativos da natureza e na evolução dos seres vivos.

Investigo com a produção artística associada à pesquisa teórica, a dinâmica das relações entre o homem e o espaço que ele cria e transforma, o modo como percebe e interage com o mesmo, e o movimento como manifestação de vida, direta ou indireta, decorrente desta dinâmica.

Interesso-me pelos interstícios, pelas zonas híbridas de transição. Estes lugares “entre”, estreitos, mistos, contaminados, carregados de tensão, nos limites de territórios que se confrontam, são para mim zonas vibrantes de comunicação e transformação. Partindo de uma compreensão do espaço como corpo, com a atmosfera criada através do diálogo entre os sons e as imagens, procuro construir situações que subvertam poeticamente as restrições espaço/temporais, que rompam com as referências habituais, nas quais um campo não decifrado de uma temporalidade presente suspensa e ampliada entre o palpável e o não palpável, entre a realidade e a imagem, entre a pausa e o movimento, possam ser experimentadas.

O propósito é viver uma experiência vibrante e sensível, sutil e criativa de interlocução com o espaço e com a alteridade, um momento de sincronicidade entre o SER e o ESTAR, para alcançar um espaço/tempo ontológico do “self”, um lugar que reúna em um plano comum o sujeito e o meio, o publico e o privado, onde a percepção do estado de existir tanto na condição de indivíduo como de parte de um coletivo seja simultaneamente expandida.

Exploro as possibilidades da imagem, do som, da palavra, do movimento e a tensão que se estabelece ao relacionar estes elementos de modo a constituir situações de estranhamento. A manipulação do fluxo informacional e a hibridização entre meios diversos tais como o vídeo, a fotografia e outras tecnologias digitais são procedimentos empregados para compor situações onde a apreensão dos significados propostos possa ser intensificada por meio da interação entre estímulos cognitivos e sensórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário